Description
Enquadramento
A condução de veículos afetos ao Transporte Coletivo de Crianças e Jovens só pode ser efetuada por motoristas que possuam um certificado emitido pelo IMT, válido por 5 anos. O curso de Formação Inicial em Transporte Coletivo de Crianças e Jovens até 16 anos capacita os motoristas a realizarem o transporte de crianças e jovens de acordo com a Lei 13/2006 de 17 de abril.
35 Horas
840 – Serviços de Transporte
Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.
Com o desenvolvimento do curso de Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende-se preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro.
Módulo 1 – Prevenção Rodoviária
Transporte Coletivo de Crianças
− Sistemas de Retenção
As condições atmosféricas e a prática da condução:
− Condições meteorológicas adversas
− O comportamento do condutor
Regas de trânsito e manobras:
− Mudança de via de trânsito
− Cedência de passagem
− Ultrapassagem
− Inversão do sentido de marcha
− Marcha atrás
− Paragem e estacionamento
Tomadas e largadas de crianças
Criança peão
Criança passageiro
Vigilantes
Eficiência dos sistemas de retenção
Cuidados a ter na compra das cadeirinhas:
− Etiqueta de aprovação
− Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel
− Isofix
Módulo 2 – Legislação Rodoviária
Código de Estrada
Lotação dos veículos
Limites de velocidade
Ultrapassagem, mudança de direção, inversão de sentido de marcha e marcha atrás
Paragem e estacionamento
Tomadas e largadas de crianças
Regras especiais de segurança
Procedimentos de fiscalização
Módulo 3 – Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças
Legislação sobre transporte escolar/crianças
Medidas de proteção de menores
Distância entre veículos e sinais dos condutores
Alvará para veículos com mais de 9 lugares
Extintor de Incêndios e Caixa de Primeiros socorros
Exercício da atividade dos Vigilantes (art.º 8.º)
Da segurança no transporte
− Cintos de segurança e sistemas de retenção
− Obrigatoriedade de instalação de cintos de segurança
− Portas e janelas (art.º 12.º)
− Lotação
− As condições atmosféricas e a prática de condução
− Tacógrafo (art.º 13.º)
− Outros equipamentos (art.º 14.º)
− Sinalização de circulação (art.º 15.º)
− Tomada e largada de passageiros (art.º 16.º)
− Transporte de volumes (art.º 17.º)
− Fiscalização e regime sancionatório
− Escolha da cadeira adequada
− Transporte coletivo de crianças
− Lei n.º 5/2013, de 22 de janeiro
− Recomendações do IMT e da ANSR
Controlo dos tempos de condução
AETR
Aparelho de controlo metrológico
Módulo 4 – Teoria e Prática da Condução
Período de condução
Repousos
Responsabilidade da empresa de transporte
AETR
Tacógrafo Digital
Módulo 5 – Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista
As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária
A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta
Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos
Aspetos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças
Atitudes face à segurança rodoviária
Estratégias de prevenção de acidentes
Módulo 6 – Primeiros Socorros
Definição de Primeiro Socorro
Sistema Integrado em Emergência Médica (SIEM)
Organizar uma mala de primeiros socorros
Princípios do Socorrismo
Preocupações universais no socorrismo
Crime por omissão de auxílio
Cadeia de Sobrevivência e SIEM
Exame Geral à Vítima
Suporte Básico de Vida Pediátrico
Posição Lateral de Segurança
Obstrução da via aérea
Emergências Médicas
Módulo 7 – Relacionamento Interpessoal
Sistemas de comunicação
Diferentes formas de comunicação
Barreiras / Obstáculos à comunicação
Atitudes Comunicacionais
Estilos de Comunicação
A importância da interação social no desenvolvimento individual
Estratégias no relacionamento interpessoal
A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/ conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos. Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/ pesquisa. Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.
Formação Profissional Inicial
Formação Presencial organizada em sala