Description
Enquadramento
O curso de renovação do Transporte Coletivo de Crianças tem como objetivo reforçar as competências operacionais e relacionais dos motoristas já em funções. Esta renovação é obrigatória de acordo com o requisito legal ao exercício da atividade de motorista de transporte coletivo de crianças- Lei n.º 13/2006, de 17 de Abril e Despacho n.º 10011/2007, de 28 de Março.
21 Horas
840 – Serviços de Transporte
O curso de Formação Complementar de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças é dirigido a indivíduos possuidores de Cartão Emitido pelo IMTT, IP para condução de Transporte Coletivo de Crianças em Fase de Renovação.
Dotar os formandos de saberes teórico-práticos que lhes permitam aperfeiçoar e reciclar os conhecimentos dos profissionais que atuam no transporte coletivo de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro.
Módulo 1 – Prevenção Rodoviária
Transporte Coletivo de Crianças;
− Sistemas de Retenção;
As condições atmosféricas e a prática da condução:
− Condições meteorológicas adversas;
− O comportamento do condutor;
Regas de trânsito e manobras:
− Mudança de via de trânsito;
− Cedência de passagem;
− Ultrapassagem;
− Inversão do sentido de marcha;
− Marcha atrás;
− Paragem e estacionamento;
Tomadas e largadas de crianças;
Criança peão;
Criança passageiro;
Vigilantes;
Eficiência dos sistemas de retenção;
Cuidados a ter na compra das cadeirinhas:
− Etiqueta de aprovação;
− Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel;
− Isofix;
Módulo 2 – Legislação Rodoviária
O Código de Estrada;
Lotação dos veículos;
Limites de velocidade;
Ultrapassagem, mudança de direção, inversão de sentido de marcha e marcha atrás;
Paragem e estacionamento;
Tomadas e largadas de crianças;
Regras especiais de segurança;
Procedimentos de fiscalização;
Módulo 3 – Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças
Legislação sobre transporte escolar/crianças;
Medidas de proteção de menores;
Distância entre veículos e sinais dos condutores;
Alvará para veículos com mais de 9 lugares;
Extintor de Incêndios e Caixa de Primeiros socorros;
Exercício da atividade dos Vigilantes (art.º 8.º);
Da segurança no transporte:
− Cintos de segurança e sistemas de retenção;
− Obrigatoriedade de instalação de cintos de segurança;
− Portas e janelas (art.º 12.º);
− Lotação;
− As condições atmosféricas e a prática de condução;
− Tacógrafo (art.º 13.º);
− Outros equipamentos (art.º 14.º);
− Sinalização de circulação (art.º 15.º);
− Tomada e largada de passageiros (art.º 16.º);
− Transporte de volumes (art.º 17.º);
− Fiscalização e regime sancionatório;
− Escolha da cadeira adequada;
− Transporte coletivo de crianças;
− Lei n.º 5/2013, de 22 de janeiro;
− Recomendações do IMT e da ANSR;
Controlo dos tempos de condução;
AETR;
Aparelho de controlo metrológico;
Módulo 4 – Teoria e Prática da Condução
Período de condução;
Repousos;
Responsabilidade da empresa de transporte;
AETR;
Tacógrafo Digital;
Módulo 5 – Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista
As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária;
A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta;
Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos;
Aspetos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças;
Atitudes face à segurança rodoviária;
Estratégias de prevenção de acidentes
Módulo 6 – Primeiros Socorros
Definição de Primeiro Socorro;
Sistema Integrado em Emergência Médica (SIEM);
Organizar uma mala de primeiros socorros;
Princípios do Socorrismo;
Preocupações universais no socorrismo;
Crime por omissão de auxílio;
Cadeia de Sobrevivência e SIEM;
Exame Geral à Vítima;
Suporte Básico de Vida Pediátrico;
Posição Lateral de Segurança;
Obstrução da via aérea;
Emergências Médicas;
Módulo 7 – Relacionamento Interpessoal
Sistemas de comunicação;
Diferentes formas de comunicação;
Barreiras / Obstáculos à comunicação;
Atitudes Comunicacionais;
Estilos de Comunicação;
A importância da interação social no desenvolvimento individual;
Estratégias no relacionamento interpessoal
A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/ conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos. Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/ pesquisa. Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.
Formação Profissional Contínua
Formação Presencial organizada em sala